terça-feira, 27 de novembro de 2012

The Short Answer, John Ashbery, revista New Yorker

                              A Pequena Resposta

Sou forçado a ficar sonâmbulo por muito tempo
Nos apoiamos nessas velhas maneiras, são turbulentas
algumas vezes e então o gêiser vai embora,
o tempo derreteu. Dentro disso há
sem grande ruído, a força opõe-se, entulhou contra a força
que consegue em tempo o que perde em velocidade.
As cataratas, o cânion, um real eu-lhe-disse
volta para nos cumprimentar no início.
Como foi sua viagem? Ah, não durou muito tempo,
entende? desdobrado como a margem de um sonho da coisa em si.
Bem, a que chegamos? Um papel fino passado, e a mais está a piedade.
Nós regorgitamos velhos anátemas e o que veio para passar, e por que
tornar as coisas mais difíceis? Porque se for aborrecente de modo diferente
isso será interessante também. É o que digo.

Aquele malandro saltou sobre a cerca
Eu estou agora limpando meu pince-nez. Você alguma vez ouviu algo daquele
que disse estaria ele de volta uma vez que isso acabasse,
que me iludiu mesmo no meu sonho?
Aquele era particularmente um tempo promissor, nós pensamos. Agora o sol sumiu
e está chovendo de novo.
Justamente como um dia de compêndio. Eu me responsabilizo por você,
E podemos ir enrolando como se nada surgira,
A floresta do horizonte parece estar de volta para nós. O pregador sacudiu a cabeça,
o evangelista equilibrou dois cabos ao fim de sua pequena corda provisória. Fomos
longe demais. Nós tivéramos de voltar num dia ou noutro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário